quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lei da Atração e Comportamento Encoberto

Por: Bruno Alvarenga Ribeiro.

Dizem por aí que basta pensar positivo para que tudo ao nosso entorno se transforme. Será? A literatura de autoajuda chama esse fenômeno de "lei da atração". Funciona mais ou menos assim: o pensamento positivo agiria como um imã capaz de atrair a ocorrência de eventos positivos. Da mesma forma o pensamento negativo atrairia a ocorrência de eventos negativos. É como se os pensamentos tivessem propriedades magnéticas e por isso atraíssem a ocorrência de fenômenos com polaridades similares.

No entanto, esse paralelo com a física não pode ser levado muito longe. Primeiro porque os pensamentos não possuem propriedades magnéticas. Quando pensamos até ocorre no córtex mudanças neuroquímicas que produzem impulsos elétricos, e estes impulsos se fazem por meio do rearranjo de elétrons, o que acaba criando um pequeno campo magnético, mas nada suficiente para atrair qualquer objeto metálico, muito menos a ocorrência de eventos positivos ou negativos, se é que os termos positivo e negativo querem dizer alguma coisa. No máximo eles fazem referência ao tipo de controle que está operando sobre o comportamento, indicando se este está sendo submetido a controle aversivo ou reforçamento positivo. Se fosse assim, todos seríamos como o Magneto, inimigo número um do Professor Charles Xavier dos X-Men. Viveríamos, portanto, a atrair ou repelir metais.

O pensamento é comportamento. O pensamento é um evento privado. O Behaviorismo Radical não se furta a explicar os eventos privados. O pensamento é chamado de comportamento encoberto. O termo encoberto faz referência ao fato de que este comportamento ocorre num num nível que só pode ser acessado por quem se comporta. Pensamento não é causa de comportamento. Ele até pode ser um elo numa cadeia de comportamentos, produzindo estímulos discriminativos que aumentam a probabilidade de ocorrência de comportamentos públicos. Eis aqui uma explicação plausível para a "Lei da Atração". Para entender o que são estímulos discriminativos e como eles agem, é aconselhável que o leitor leia o texto "Condicionamento operante: definição e aplicações". 

Quando alguém pensa positivamente, este comportamento encoberto pode alterar estímulos que aumentam a probabilidade de ocorrência de comportamentos públicos. Uma pessoa que pensa que vai ganhar na loteria, até pode vir a ganhar na loteria, mas não porque pensou que ganharia e o pensamento se concretizou. Ao pensar que iria ganhar na loteria, tal comportamento encoberto gerou estímulos que aumentaram a probabilidade de ocorrência dos comportamentos de apostar. Os comportamentos de apostar acabam produzindo chances reais de se ganhar na loteria. Alguém pode pensar que vai se tornar um profissional excepcional. Este pensamento aumenta as chances da pessoa se comportar de modo a se tornar um profissional excepcional.

Vejam, então, que o que muda o mundo são comportamentos. É o que aprendemos com a definição de comportamento operante, um comportamento que opera no mundo modificando-o, e por sua vez também é modificado pelas alterações que produz. São ações que mudam o mundo ao nosso entorno. Mas, muitas vezes agimos sem que tenhamos consciência de que estamos agindo de determinada forma e quais são as variáveis relacionadas às maneiras como nos comportamos. Essa inconsciência a respeito do que se faz, do como se faz e do porque se faz, acaba gerando a impressão de que muitos eventos estão relacionados ao que pensamos. Mas não é o pensamento que altera o mundo. Ele pode até criar as condições para que certos comportamentos sejam emitidos. Todavia, são os comportamentos que alteram o mundo em que vivemos e por sua vez estas alterações acabam nos modificando sem que muitas vezes tenhamos a consciência de que as mudanças estão acontecendo.

Como qualquer outro comportamento, o pensamento também está sujeito às ações de suas consequências. Da mesma forma, ele também está sujeito às ações dos contextos em que ocorre. Pensamentos são comportamentos que foram aprendidos publicamente. Posso imaginar que estou dirigindo o meu carro. Consigo visualizar que estou segurando o volante, virando a chave, posicionando a marcha, alterando as posições dos pedais etc. Posso até sentir o carro se deslocando. Mas tudo isso é possível porque o comportamento de dirigir um veículo foi aprendido depois que fui exposto a contingências de reforço que tornaram possível a sua modelagem. No meu caso aprendi a dirigir um automóvel com o instrutor de uma auto-escola. Ele dizia o que eu devia fazer e eu seguia as suas instruções. Na medida em que o comportamento de seguir suas instruções eram consequenciados com reforçamento positivo, seja o reforçamento proporcionado pelo próprio instrutor, ou o reforçamento gerado pelo carro em movimento, criou-se as contingências para a modelagem do comportamento de dirigir.. A princípio meus comportamentos estiveram sob o controle de regras formuladas pelo comportamento verbal do instrutor, mas depois ficaram sob o controle das contingências arranjadas pela mecânica do carro.

Pensamento não é a mente em movimento! Pensamento é comportamento que precisa ser analisado à luz das contingências de reforço. São estas que serão reveladoras no sentindo de apontar porque um determinado comportamento está ocorrendo em nível encoberto e não em nível aberto. Alguém pode pensar na presença de uma outra pessoa: "que sujeito chato!". Se dissesse isso abertamente poderia estar sujeito a punições. O pensar permitiu a esquiva de contingências de controle aversivo. O pensar também pode proporcionar reforços positivos não encontrados na realidade, e neste caso ele seria chamado de fantasiar. Alguém pode imaginar-se rico, morando em uma mansão e andando de carro importado. Momentaneamente estes pensamentos proporcionarão reforçamento positivo. A questão é se o sujeito se torna refém do reforçamento gerado por meio de fantasias, o que o faz se distanciar da realidade. Neste caso só as contingências revelariam o motivo deste sujeito agir desta forma.

Portanto, a lei da atração é um bom exemplo de controle de estímulos. Comportamentos encobertos podem gerar estímulos que alteram a ocorrência de comportamentos públicos, e por sua vez os comportamentos públicos tornam mais provável a concretização daquilo que foi imaginado em pensamento. Não há nenhuma magia nisso. Mas é bom que se saiba, o que muda o mundo são as ações! Você até pode pensar positivo, mas tente agir de modo a aumentar as chances de ocorrer aquilo que tanto almeja.



7 comentários:

  1. Muito boa sua explicação....eu li o livro O Segredo pra conhecer e o vi por esse lado, como controle de estímulos!

    www.leticiapsicologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra dizer a verdade eu não tive coragem de ler o livro "O Segredo". Mas seu comentário aumentou a probabilidade do meu comportamento de ler. De repente vale a pena ler para traduzi-lo para uma linguagem analítico-comportamental.

      Obrigado mais uma vez por sua participação Letícia!

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Bruno, belo post! Porém de difícil entendimento para as pessoas com menos instrução (infelizmente são muitas em nosso país).

    Li o livro e vi o filme, gostei de ambos, mas desde de início tive a mesma sacada que você, é óbvio que nenhum pensamento favorável (positivo e negativo são pontos de vista) ou desfávoravel materealizam algo, o que eles nos dão são percepções e força de agir.

    Como na maioria dos casos estamos agindo para realizar o que desejamos muito, a dor da ação é camuflada, dando a ilusão de que foi apenas pensar que tudo tornou-se realidade.

    Tanto o livro como o filme mudaram a vida de milhares de pessoas, isso é inegável, pois esses exemplares são de fácil entendimento, dão esperança, trabalham com emoções, Isso atinge as pessoas menos instruidas, que são as que mais precisam desse tipo de conteúdo, acho isso fenomenal.

    Gostei bastante do seu blog, concerteza irei consumir seu conteúdo e novamente parabéns

    Abraços Bruno

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Juan por sua participação! O livro oferece soluções fáceis, algo bem típico da sociedade capitalista em que vivemos, uma sociedade em que o imediatismo do consumo leva as pessoas a buscarem soluções rápidas para todo o tipo de problema. Mas sabemos quem nem todo o problema pode ser resolvido pela via mais rápida. Alguns demandam tempo e uma quantidade maior de recursos. Tenho receio desse tipo de literatura que alimenta a esperança de que tudo pode ser resolvido tão facilmente, pois ela acaba criando pessoas com baixa resistência a frustrações.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis aprender sobre estas coisas de lei da atração . Portanto lendo e relendo. Vejo que preciso de ajuda. As vezes me desligo do mundo com pensamentos negativos inçluindo medo. Não consigo controlar meus pensamentos e nem sempre me concentro no que estiu fazendo. Será que isso tem haver com alguma doença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uelda, seria interessante procurar um profissional da Psicologia. O profissional vai te ajudar a compreender a origem deste comportamento de se prender em pensamentos negativos. Dê preferências para um profissional que trabalhe com a Terapia Comportamental.

      Excluir
    2. Irei procurar um de imediato. Sei que não é legal e sinto isso na pele. É muito ruim . São preocupações desnecessárias, porém vivo tensa. E não consigo viver bem.obrigada

      Excluir

Obrigado por participar!